25 de janeiro de 2016

Faculdade de Moda: 4º Período

     Ano passado eu fiz um levantamento sobre meu 3º período na faculdade, e agora que estou a caminho do 5º período, resolvi fazer um resumão das matérias deste último semestre que se encerrou.
      Ando recebendo muitas perguntas sobre a Faculdade de Moda, e por isso vou gravar um vídeo nesta semana sobre como é estudar Moda #Aguardem. 

     No semestre anterior tive a mesma matéria, porém no 4º período, toda a História da Moda foi focada a partir do século XX. Foi definitivamente uma das minhas matérias preferidas neste semestre!
        Foi muito interessante poder entender o contexto no qual os ideais de beleza iam mudando com o passar dos anos e como a Moda acompanha o processo.


     Eu trabalho com Marketing de Moda há alguns anos, então foi uma matéria relativamente mais fácil para mim uma vez que eu conhecia vários aspectos práticos do negócio. É uma matéria mega teórica, e apesar de ser focada no setor de Moda a professora apresentava estratégias usadas em negócios em geral (o Gui faz administração, então ele sempre me dava um help quando necessário). 

      E esta é a matéria que eu menos gosto e menos entendo, apesar de mega necessária na hora de trabalhar com confecção. Trata-se de um estudo sobre propriedades físicas das mais diversas fibras dos mais diversos setores da Moda. Na prática, é assim que decidimos qual corante é mais adequado para tal fibra, qual tecido é mais apropriado para determinado segmento e etc...


       Nesta aula aprendemos a técnica de modelagem tridimensional, que nada mais é do que a modelagem feita no manequim (ou no corpo) muito usada em confecções feitas sob medida. Foi uma experiência muito interessante, principalmente porque as grandes Maisons usam esta técnica, onde é tudo feito à mão. As aulas eram mara!


      Mais uma matéria que eu amei ter no semestre passado! Primeiramente vale explicar que as tendências de Moda são previstas cerca de um ano há seis meses antes delas serem de fato produzidas e usadas pela massa. É um processo mega complexo, onde é preciso muita sensibilidade e pesquisa em diversas áreas. É um processo muuuuito bacana de se aprender!

     E este foi um resumão do que rolou no semestre passado! Alguma vestibulanda pensando em cursar Moda? Conta aqui! 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário