23 de julho de 2015

Sobre Cores e Referências

       Na Moda existem várias expressões para especificar cores, que nem sempre nos damos conta de suas origens. Por exemplo, o tão conhecido azul Klein. Já parou para pensar o porque deste nome? É sobre o que vamos falar por aqui hoje!



          Madame Carven lançou sua Casa de Costura em 1945, e ficou famosa principalmente pela confecção de vestidos de luxo para mulheres pequenas como ela (que era mega petit, com 1,55m!). Ela investia muito em uma tonalidade intensa de verde, que logo se tornou uma das suas marcas registradas. Madame Carven faleceu recentemente, aos 105 anos. 
            É quase impossível não ter ouvido falar do tal Vermelho Valentino. E é engraçado, porque sempre que vejo alguém com um vermelho semelhante em Red Carpets por exemplo, logo penso que se trata de um Valentino. O estilista usa a cor de forma intensa em quase toda coleção, e o resultado é sempre feminino com um arzinho de femme fatale que a cor sugere. 


           Schiaparelli, a estilista italiana que fez grande sucesso em Paris, era a principal concorrente de Chanel, e suas roupas eram famosas pela confecção de luxo e por seus bordados surrealistas. Para um estilo exuberante que mixava Arte e Moda, nada mais coerente que investir em uma cor intensa como o rosa, muito usado em suas coleções. 
            Já o tom azul Klein não tem exatamente uma relação direta com a Moda: Yves Klein era um artista francês de grande importância na Arte europeia e famoso por suas pinturas monocromáticas. No fim da década de 50, quando seus trabalhos eram quase que exclusivamente nesse azul intenso, ele patenteou o tom como Klein Blue.

                   Gostaram de saber a relação destas cores com seus nomes? Achei uma curiosidade bacana de mostrar por aqui. 
              

Um comentário:

  1. É engraçado quando digitamos "vemelho Valentino" no google, aparecem diversos desfiles e vestidos.. Mas se colocamos "laranja Valentino", aparece o próprio Valentino Garavani e seu tom de pele bronzeado ~diferente~ hahaha

    ResponderExcluir