13 de julho de 2015

Exposição: A Moda, A Arte, A Rua


     Na semana passada fui ao Centro de Referência da Moda para conferir a exposição em cartaz: A Moda, A Arte, A rua, com curadoria de Ernane Alves e participação de vários artistas mineiros.
     A começar pelo lugar: o CRModa é na minha opinião um dos lugares mais lindos da cidade. Foi construído há 100 anos, com arquitetura neogótica, e é tão incrível por fora quanto por dentro. Quando você entra no prédio se depara com vários vitrais, que deixa os ambientes com uma luz colorida sem igual. A presença do prédio é muito forte em todas as exposições que já fui por lá. 


     Mas voltando à exposição: Todas as obras fazem essa conexão entre Moda, Arte e Rua. E acho que tem um saborzinho ainda mais especial para quem é de Belo Horizonte, afinal todo o contexto é local.
      A exposição é divida em seis espaços com diversos elementos, como grafites, fotografias, instalações e é claro, vestuário (representado pela marca mineira Ancestral).


     É como se a arte de rua fosse transportada para o CRModa. Podemos ver várias referências dos grafites nas paredes, nas fotografias e também nas roupas.
       Uma das minhas obras favoritas foi o painel Urban Code - BH. Ele é enorme, e dá um ar bem intimista à grande BH, com detalhes de faixadas de prédios, ruas, paredes. Para quem como eu vive no contexto da obra, foi muito bacana ir olhando pedacinho por pedacinho.


     Viram nas fotos como as luzes dos vitrais se refletem nas obras? É a tal presença do prédio na exposição, que eu disse no começo do post!
   Mas enfim, em todas as exposições no CRModa, os looks geralmente se encontram no andar de cima do prédio, e nesta não foi diferente. Tentei não fotografar muitos detalhes para não estragar a surpresa de quem ainda não foi, mas digo uma coisa: é uma exposição mega minuciosa. Tudo é muito detalhado, e a cada olhar as obras parecem fazer mais e mais sentido juntas. 

     A exposição é gratuita, e fica em cartaz até o dia 19 de Julho. Quem mora em Belo Horizonte e gosta de Moda simplesmente não pode perder!





2 comentários:

  1. muito bacana a exposição! você sabe se lá tem algum acervo fixo ou se está rolando alguma exposição por agora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então no CRModa não tem acervo fixo, mas me parece que à partir do dia 18 vai rolar um evento chamado Slow Week, tem a agenda direitinho aqui: http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/?q=node/22438 ;)

      Lá tem uma biblioteca de Moda bem legal também, que vale a pena dar uma olhada!
      Beijos,

      Excluir