29 de abril de 2014

A favor de uma beleza mais natural


        Sou mulher, e é quase que natural que eu goste de usar maquiagem, como a maioria de vocês. Porque afinal, se existe algo que consiga enfatizar nossa beleza, e até mesmo melhora-la em certos pontos, por quê não? E se vai até este ponto, tudo bem.
        O negócio é que vivemos em uma "ditadura da beleza". Atualmente, as imagens em comerciai, revistas e televisão, são tão distorcidas do real, tão tratadas, que as vezes quando vemos uma celebridade sem maquiagem ou nenhum photoshop a gente até estranha né? "Como fulana é esquisita!", "Como é diferente da novela!".
       O grande problema, na minha opinião, é acreditar nesse "ideal" de beleza que a mídia vende. Ser linda, loira, alta e magra. Mais parece a descrição de uma Boneca, tão incoerente com o mundo, em especial em uma país onde uma  parcela quase que nula da população pode ser descrita dessa maneira. E ai que vem os problemas: A autodepreciação, a tentativa de alcançar um ideal que na verdade não existe e que pode resultar em vários problemas sérios, como depressão, anorexia, bulimia entre outras doenças ligadas à imagem. E mais, quantas pessoas conhecemos, que parece uma modelo nas mídias sociais e na vida real é outra pessoa? Será que vale mesmo perder tempo para parecer alguém que não tem nenhuma semelhança conosco?
      Acredito que pensando nisso, a revista Glamour criou uma campanha bem interessante. Onde celebridades foram fotografadas de cara lavada (AQUI!). A matéria rodou a internet, em especial a imagem de Sabrina Sato, que é uma das musas da mídia atual né? E aí, a revista fez uma brincadeira no Instagram, onde milhares de mulheres (na imagem acima!) estão se fotografando de cara lavada, e usando a hashtag #semmakecomglamour . 


         Achei a campanha muito bacana, e que vale a pena parar e pensar um pouco sobre ela. Acredito que poucas mulheres se considerem bonitas sem um pingo de maquiagem, eu mesma posso listar várias coisas que eu melhoraria apenas nessa foto hahaha, e que isso se deve muito ao que vemos por ai todos os dias em revistas e principalmente na internet.
        Para mim, temos é que aprender a gostar da nossa própria beleza, porque essa tentativa da mídia de padronizar um "belo ideal" é simplesmente impossível, em um mundo com tanta variedade. E assim, acredito que nossa vida fica bem mais leve, com ou sem maquiagem.

      E parabéns pela iniciativa da revista Glamour. Atualmente a revista é uma mega referência de Design e conteúdo aqui para o blog, e achei muito bacana poder compartilhar a campanha.
     Beijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário