12 de fevereiro de 2014

Quero fazer faculdade de moda!


         Quem acompanha o blog sabe que nesse ano eu comecei a cursar moda na faculdade. Desde sempre recebo muitos e-mails de várias meninas com dúvidas sobre o curso, mas nunca pude responder com muita propriedade. Porque apesar de trabalhar com moda desde cedo, é complicado falar sobre um curso sem vivencia-lo né?
          Minhas aulas começaram na semana passada, o que significa que apesar de estar cursando moda, meu tempo de curso é quase nulo né? kkkk. Mas ainda assim, depois de muita pesquisa, conversa com professores, colegas de turma, resolvi fazer uma espécie de guia para vocês, que tem vontade de fazer o curso mas não tem nem ideia do que se trata. Vamos lá?

1. Esse é o curso ideal? O negócio da moda é que toda mulher gosta do tema, nem que seja em pequena escala. Cabe a você identificar se você gostaria mesmo de trabalhar neste mercado ou se você só gosta mesmo de ler revistas e blogs sobre o assunto. Pode parecer meio estúpido, mas conheço muita gente que começou o curso e acabou mudando por não ter se identificado nele.

2. Tenho que saber costurar/desenhar para fazer o curso? Não! E essa é uma das perguntas que mais recebo por email! Por pior que sejam seus desenhos, existem várias matérias de desenho de moda, desenhos técnicos, onde você vai poder aprender a técnica para produzir esse tipo de ilustração. Além disso, se seu objetivo é ser estilista, não tem aqueeeela necessidade de saber desenhar de forma incrível. O importante vai ser saber expressar suas ideias para a pessoa que vai desenhar para você, por exemplo.
      Já a costura, não são todos os cursos de moda que tem esse quesito como matéria, mas ainda assim algumas faculdades costumam disponibilizar esse tipo de aula como matéria extra.

3. Qual faculdade devo escolher? Diferentes faculdades de moda possuem diferentes focos, por isso cabe a você tentar definir mais ou menos a área em que você gostaria de atuar e conferir os cursos que possuem as matérias mais coerentes com seus objetivos. Algumas faculdades são mais voltadas para criação, modelagem, outras focam também na parte de gestão...

        Aqui em Belo Horizonte existem cerca de cinco faculdades que possuem o curso de moda. Tentei achar direitinho as notas do MEC de cada uma delas, mas não encontrei essa informação disponível na rede. Quando penso em todas as conversas que já tive com pessoas que trabalham nesse ramo, costuma-se falar muito no curso da UFMG, no da UNA e na FUMEC (que aliás sempre tem um desfile dos alunos no final do ano, no qual eu sempre tento ir mas devido a alguns imprevistos não pude conferir nenhum de perto!).
        Fora do Brasil existem quatro faculdades que são super bem reconhecidas por aqui: O IED, Instituto Marangoni, FIT e o Parson's. Algumas dessas universidades disponibilizam alguns cursos de menor durabilidade, que são bem legais, principalmente para dar aquela turbinada no currículo! O investimento para se estudar nessas Universidades costuma ser alto, por isso vale a pena conferir se a sua faculdade possui alguma parceria com Universidades no exterior também.


1. Quais carreiras posso seguir com esse curso? Uma coisa que os professores costumam enfatizar muito é que normalmente os alunos costumam fazer o curso de moda com o objetivo de se tornar estilista. O que é bacana, mas vale a pena manter a cabeça aberta para trabalhar em outras áreas (porque são muitas!).

2. E na hora de arrumar um emprego?
Pelo fato de moda não ser um curso tradicional, muita gente fica com receio de não ter estabilidade ou de ter dificuldades na hora de conseguir um emprego. Na minha opinião, hoje em dia quase nenhum curso trás essa segurança que as pessoas idealizam na hora de entrar na faculdade.
    Mas ainda assim, a moda é um dos mercados mais lucrativos no mundo, e esse mercado (especialmente no Brasil) anda crescendo cada vez mais. Sem falar na variedade de áreas que a moda possui na hora de trabalhar. Se é o que você gosta, entra de cabeça!


    Espero que eu tenha conseguido clarear um pouco as dúvidas de vocês! Se eu puder ajudar com mais alguma coisa já sabem: contato@belserelle.com ou podem deixar suas dúvidas nos comentários que vou responder com o maior prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário