29 de outubro de 2013

"Quero ser blogueira"


     Quem me acompanha desde o We Love Glam vai se lembrar deste post! Acontece que como ele foi postado há anos atrás, e eu ainda continuo recebendo pedidos de algumas leitoras com dicas de como começar um blog, decidi repostar aqui, com algumas mudanças por conta da experiência que fui adquirindo com o passar dos anos. Então aqui vão as dicas para quem quer montar um blog mas não sabe por onde começar:


      Você já é blogueira, ou decidiu ser? Leia as dicas a seguir para garantir o sucesso do seu blog!
  • Dedique-se: Enganam-se aqueles que pensam que ser blogueira é fácil, porque a grande verdade é que um blog é um trabalho como todos os outros, que exige dedicação diária. Eu gosto de pensar que o blog é a minha própria revista, onde eu tenho que fazer as fotos, a edição, o texto. Além disso o ideal é que você publique diariamente, para que suas leitoras tenham o interesse de voltar na sua página todos os dias.
  • Tenha paciência: O maior número de e-mails que recebo é com a seguinte pergunta: "Como ganho mais leitoras no blog?" . Nenhum blog bomba de cara, e depois que o blog começa a receber novas leitoras, é claro que cria-se uma super motivação para agrada-las, para trazer novidades, saber da opinião delas sobre várias coisas. Mas antes de tudo, o blog tem que ser algo prazeroso para você mesma, independente se 1000 ou 10 pessoas o leem.
  • Posts: É o conteúdo do blog, e por isso  o mais importante de tudo! Ter textos coerentes, e interessantes é super necessário! O legal do blog, é que é algo super pessoal, e por isso podemos escrever de um jeito mais relax. Outra coisa mega importante são as imagens dos posts (afinal um post é feito de imagens e textos). Não adianta fazer uma montagem mega legal, se as imagens estão desfocadas, ou com pouca nitidez. E também não adianta fotografar um look mega bacana se as fotos estiverem com uma iluminação e/ou qualidade ruim.
  • Divulgação: É super necessário para um blog, afinal é dessa forma que novas pessoas terão a oportunidade de ler (e até mesmo gostar!) seu blog. Mas existem meios e meios! Pedir para 18192382192 blogs divulgarem o seu pode pegar mal, ou deixar comentários em outros blogs somente com esse intuito (aqueles do tipo "VISITE: www...." .) dificilmente trás bons frutos. Mas não entendam errado, comentar em um blog e no final do "coment" deixar o endereço do blog é bem diferente de fazer isso apenas com o objetivo de divulgação. Investir em anúncios em páginas como o Google, e Facebook é uma boa dica (ambos tem anúncios pagos que dão um bom retorno!)
  • NUNCA copie: Acho que cópia é uma coisa super grave na blogosfera (afinal esse é o meio onde o principal objetivo é justamente a criatividade). Cada blogger tem um jeito super pessoal de mostrar as coisas, e acho que copiar posts, layouts, montagens é simplesmente terrível. Atualizar um blog não é nada fácil, e chega a ser revoltante quando chega alguém e simplesmente copia não é? Pode se inspirar em uma montagem de um blog que você curte (afinal todo mundo tem uma referência né?), ou até mesmo pegar um look do dia de outra blogueira, mas sempre dando os devidos créditos. Acho que o importante é que você faça tudo, ainda que seja inspirado em outra pessoa.
  • Interaja com as leitoras: Novamente: Independente de ter 1000 ou 10 leitoras, interaja com elas. Responda emails, visite os blogs delas, dê atenção! Afinal da mesma forma que você escreve posts e elas leem, elas também vão querer escrever para você!
  • Redes sociais: Pode parecer bobagem, mas a sua presença em redes sociais como Instagram e facebook são cruciais. Porque essa é a maneira mais fácil e instantânea de interagir com quem curte seu blog. Outra dica legal é colocar no mínimo duas e no máximo três fotos no instagram diariamente, pode parecer bobagem, mas isso vai fazer suas leitoras lembrarem de você. E é claro, em eventos o número de postagens no insta tá liberado, mas cuidado com o excesso, para não ficar "a chata" da rede.
    Curtiram as dicas? Espero que ajude as meninas que querem começar a bloggar! Quem já tiver blog posta aqui nos comentários para eu poder conferir!!! 

2 comentários:

  1. Boa noite, gostei muito das dicas. Eu iniciei meu blog por curtir muito ler blogs, inclusive eu acompanhava o we love glam. Meu blog é o seguinte: www.modanoestagio.com.br . Ainda estou me acostumando e pretendo melhorar em alguns aspectos, mas gosto bastante da ideia. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Josmaíra!
      Muito obrigada por acompanhar o blog, vou tirar um tempinho para conhecer o seu!
      Beijos!

      Excluir